quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ser Verde é Islamicamente Correto

Postado por Fay.Z às 12:33
Salam Waleikom People

Em Junho nós aqui do Sul tivemos o Imenso prazer de conhecer o Príncipe Green, sim gente Príncipe, um membro da Família Real de Ajman, o Shekh Abdulaziz que de Glamour não tem nada, e conhecimento muito, dedica a sua vida ao meio ambiente; ele que é concelheiro de assuntos sobre o meio ambiente e petróleo de Ajman, nos Emirados Árabes Unidos, veio ao Brasil para Palestrar sobre projetos e oportunidades de negócios relacionados à energia limpa e também para falar sobre a importância da preservação dos recursos naturais, todos estes baseados no Islam, com trechos do AlCoran e Sunnas.

Ou seja como o Islam trata a ecologia, e mais uma vez, o Islam que muitas vezes é julgada como retrograda ( o que não tem um mínimo de fundamento) mostra ser Moderna e atual.

E eu tive o prazer de poder entrevistar-lo, inaugurando o Blog com a primeira reportagem, quando pude “brincar” de ser repórter, me sentindo praticamente no Fantástico, repórter por um dia.

Sheikh Abdulaziz - O Shekh Green 
(Foto: Arquivo pessoal do Sheikh Abdulaziz)


Fay.Z – A primeira pergunta é sobre ecologia e Sociedade Islâmica, a ecologia nunca foi tratada dentro do Islamismo de forma direta e em nenhuma outra religião. O que encorajou o senhor para que trata se deste assunto tão necessário e novo em todo o mundo?

Sheikh Abdulaziz - Alhamdelileh Bismileh Errahmen Errahim, A razão pela qual que estou fazendo isto é pois minha crença, O Islam é toda sobre ser Green, sobre preservação, proteção, construção , Salvar esta terra. Pois nós somos khalifas nesta terra, nós devemos substituir, mencionado-nos com união, direção e confiança e as filosofias do Profeta Mohamed (SAWS) era natureza e isto é fé como pessoas que adoram viver nesta Terra para Louvar a Allah (Deus) e construir o amanarat el kawni neste universo. Tendo uma Boa Administração, Boa Educação, Justiça Social se esforçando para sobreviver mantendo Harmonia.

O Islam é a Religião mais clara neste mundo, que fala sobre Natureza, e é muito direta, em termos de Negócios, Sociais, Econômicos, em tudo esta conectado. El Hamdelileh (Louvado seja Deus) É muito perceptível e nós devemos mostrar ao mundo (...) Que é sobre continuação para mantermos este planeta protegido dos seus inimigos, que podem ser eles: poluição, destruição, pois nós vemos muita destruição vindo das pessoas, e o Islam vem com o Balanço. Vem para trazer a natureza Harmonia.

Fay.Z - Se prestarmos atenção no AlCoran vários trechos tratam da ecologia de uma forma não direta. Um dos sinais que temos presentes no AlCoran, declara que As chuvas iram aumentar e a produção de alimento ira diminuir, vendo este trecho de uma forma não islâmica não seria uma explicação do que esta gradativamente acontecendo com o Mundo? Seria a nossa realidade um dos sinais?

Sheikh Abdulaziz - Eu acredito que o Clima esta mudando, hoje você vê os Desertos dos Emirados Arabes Unidos e um dia será um Jardim, com rios; Imagine isto, estes são os sinais do dia do Juizo Final. Então os sinais estão começando, nos preparando; por baixo da terra, mudando a estrutura do planeta, as pessoas estão mudando, o clima está mudando, a atmosfera, tudo esta mudando e para nós estes são os sinais. Para continuar, nos adaptar, e continuar mudando. Fay.Z – Nós muçulmanos sabemos que Islam mostra a importância do conhecimento, em sua palestra você diz que os jovens são o futuro . Qual o seu conselho para que nos jovens muçulmanos brasileiros começarmos a pensar mais no meio ambiente, qual o melhor caminho?Sheikh Abdulaziz – Eles devem saber de onde vieram, eles devem lembrar seu passado, suas historia eles tem que entender quem são e qual a mensagem e propósito da vida, se eles souberem qual é o propósito da vida de uma forma clara eles se tornarão Green. 

Eles precisam ler, estudar a Historia do Islam, eles tem que ver a Biografia do Profeta Mohammed (SAWS), seus companheiros e o Khalifa, como eles tratavam a Natureza, como eles eram justos com a sociedade, como eles tratavam as pessoas, isto é uma bênção, nós não devemos ignorar pois esta historia não se foi, é o auxilio para muitos problemas até hoje.
Então nós devemos construir conhecimento, entender a História, e por nossos corações com os dos outros pois, todos nós dividimos um só planeta, então devemos trabalhar juntos e devemos nos levantar e ser confiante e falar sobre nossa crença não só promovendo, mas também dando suporte. 
Fay.Z - A alguns anos ser ecológico tornou-se moda, sendo este um apelo para compras, sendo estes normalmente produtos mais caros. Você acredita, com o seu conhecimento e estudos, que estas empresas estão realmente preocupadas em ser Green, preocupados com a Natureza? Ou isto seria apenas uma propaganda, um A Mais diante as outras marcas?

Sheikh Abdulaziz - A maioria das empresas usam o ser Green como um Logo, ou uma estratégia de marketing para mostrar as pessoas que estão comprometidos com a causa, mas a realidade não é esta, mas sim, existem algumas empresas que possuem estes valores e ética eu acredito que estes pontos são importantes para o meio ambiente, e para construir Green.

Eu acredito que ser Green esta sendo muito usurpado, mas nós devemos nos informar quais são as empresas, com quem eles são parceiros e quais são as suas políticas, e procurar um pouco mais afundo se eles são honestos, se possuem valores se são comprometidos ou não.

3 comentários:

Daniela on 31 de agosto de 2011 às 06:04 disse...

Adorei a entrevista e a maneira como você colocou as perguntas. Continue o bom trabalho.

Bjuks

Dudee

Ana Lucia on 8 de setembro de 2011 às 17:59 disse...

Adorei a entrevista!

Ele é de uma simplicidade e simpatia, incríveis! Só vi uma foto, mas adorei o sorriso dele, mais franco impossível!

Fran M. on 23 de setembro de 2011 às 12:54 disse...

Amei Fay... Muito legal tua reportagem.. Passa no meu blog quando tiver um tempinho. bjo

Postar um comentário